Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Semana da Família

Semana da Família

Estamos vivendo a Semana da Família, em todo o Brasil. “A família sempre foi, é, e continuará sendo o principal núcleo afetivo de qualquer ser humano”, diz o escritor Içami Tiba. Nela constroem-se valores, experimenta-se o amor sem medida. Nada e ninguém vão substituir a família. Só a família pode ocupar o seu espaço e o seu papel.
A família é a primeira e fundamental expressão da natureza social do ser humano, realmente uma comunidade de pessoas, para quem o modo próprio de existir e viver é a comunhão de pessoas.
Qual o modelo ideal de família? A sociedade mudou muito. O mundo está em crise, que atinge todos os setores: religiões, política, partidos, educação, sindicatos e, naturalmente, também a família. As próprias novelas revelam isso, nas “avenidas brasis” da vida... Ali se escancaram modelos de família que não se devem imitar.
Vivemos num modelo de sociedade onde o consumo é hiper-incentivado. Para quê? Para gerar renda, para trocar... É a sociedade do descartável: estragou? Joga-se fora e troca-se por outro novo. Isso se reflete também nas relações humanas.
Outro dia circulou no Facebook uma charge que mostrava um casal completando sessenta e cinco anos de casados. E os netos, admirados, perguntavam: - Como é que vocês conseguiram esta proeza? E eles responderam: - Somos do tempo em que, quando alguma coisa estragava, a gente consertava...
Precisamos valorizar a família, espiritualizá-la, cultivar os seus valores. Precisamos ter mais tempo para estar com: com os filhos, com os pais, com o seu cônjuge. Que tenhamos tempo para conversar, brincar, rezar. E lembremos: se a família vai bem, o mundo irá bem e tudo será melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário