Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Motoristas, agricultores e avós

Esta semana nosso olhar quer se voltar para três classes de pessoas importantes em nossa sociedade e família.
Nesta quarta-feira, dia 25, comemoramos a festa de São Cristóvão, escolhido como padroeiro dos motoristas e protetor daqueles que estão no volante. Nosso olhar lembra a necessidade da prudência nas estradas. Só neste último final de semana mais de vinte pessoas morreram em acidentes automobilísticos. Sabemos que a maioria deles é ou por imprudência no volante ou por problemas de álcool e drogas. Portanto, passíveis de serem evitados. Por outro lado, louvamos por tantos e tantas que, no volante e no trânsito, são cuidadosos e responsáveis, que, felizmente, são a maioria.
Como filho de imigrante alemão, quero lembrar e parabenizar todos os imigrantes e agricultores. No dia 25 de julho de 1825, chegaram a São Leopoldo os primeiro colonos alemães, que vinham ao país para gradativamente ir substituindo a mão de obra escrava e produzir alimentos. Foram milhares de famílias que aqui chegaram. Primeiro os alemães. A partir de 1875 foram os italianos, depois os poloneses, ucranianos, franceses, japoneses e muitas outras etnias. É preciso lembrar e valorizar esta gente que forjou nosso estado como um dos mais desenvolvidos do País. Lembrar da importância do trabalho dos que vivem ou trabalham na produção de alimentos. Sempre lembro de uma frase que li e ouvi numa manifestação de agricultores por melhores condições: “Se o colono não planta, o homem da cidade não janta!”
E o nosso olhar se volta, com carinho e respeito aos nossos avós. Dia 25 de julho é o dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, avós de Jesus. Dizem que ser avô e avó é ser pai e mãe com açúcar. Verdade, pois eles têm a experiência da vida, a juventude acumulada, o tempo disponível que não tiveram quando tinham seus filhos e que agora têm.
Parabéns! Muitas bênçãos! Que Deus abençoe a todos e a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário