Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reflexões invernais

O tempo do inverno é tempo de mais recolhimento. Ficamos mais em casa, em volta do aconchego de uma lareira, junto da família, nos expondo menos ao rigor do frio. Por isso, é tempo de conviver mais com a família, ler mais, conversar mais, refletir mais.
A vida é bela, pois ela é dom de Deus. Mas é bom lembrarmos que devemos cuidar bem dela, pois ela é apenas emprestada. E tudo o que é emprestado, um dia devemos devolver e prestar contas.
Ouvimos muito nestes tempos que devemos ser pessoas do bem, que devemos “dar o melhor de nós”. Verdade! Mas sabemos que tem muita gente boa neste mundo. Muito mais gente boa que gente má. Mas não basta ser bom. É preciso fazer o bem! Conhecemos pessoas que nunca fizeram nenhum mal a ninguém. Mas também nunca fizeram nenhum bem a ninguém. Ser bom é apenas um lado da moeda. A outra face é fazer o bem.
Isso exige sairmos de dentro de nós mesmos, de nossa acomodação, incomodar-se, desacomodar-se. Isso mesmo, fazer o bem requer doação, entrega, ir ao encontro do outrem, desinstalar-se.
A Bíblia nos fala que existe mais alegria em dar do que em receber. Só quem descobre esta verdade, quem faz esta experiência sabe o quanto isso é verdade. Felizes os que podem dar, felizes os que podem servir. Existe um lema, que é do escotismo, que diz que “quem não vive para servir, não serve para viver”.
Precisamos, todos, aprender a virtude da solidariedade, da doação, do dar sem esperar recompensa, do trabalho voluntário por amor, sem dor. Precisamos aprender que é dando que se recebe, perdoando que se é perdoado, consolando que se é consolado, morrendo que se vive para a vida eterna, como nos ensinou São Francisco de Assis.
Que este tempo invernal nos ajude a sermos mais humanos, mais solidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário