Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Rio+20


Esta semana inicia, no Rio de Janeiro, a Rio+20, de 15 a 20 de junho, continuando as reflexões iniciadas em 1992, na Eco 92, quando aumentou no mundo todo a consciência ecológica e a nossa responsabilidade pelo futuro comum, da Terra e da Humanidade. Nestes últimos vinte anos cresceram as pesquisas científicas sobre as questões diretamente ligadas à Terra, vista com um sistema biofísico que regula tudo que acontece nela; estudaram-se detalhadamente os ecossistemas, a biodiversidade e questão do aquecimento global. Por fim, foram consagradas algumas expressões que se tornaram clássicas em toda discussão sobre o meio ambiente: o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e o PRINCÍPIO DE PRECAUÇÃO (se não temos certeza científica cós efeitos da intervenção humana na natureza, não nos é permitido agir).
Eco foi aprovada a Agenda 21, que representa um receituário minucioso de como se relacionar praticamente com a natureza para preservá-la e atender as demandas humanas.
A Declaração do Rio de Janeiro com seus vinte e cinco princípios, o documento mais importante da Eco 92, expressa que a “TERRA É NOSSO LAR”, o ser humano constitui a preocupação central de todo o desenvolvimento sustentável; este se destina principalmente a erradicar a pobreza, obriga a reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e de consumo; e, por fim, as responsabilidades face à preservação ambiental são comuns, embora diferenciadas.
Ao final da Eco 92, os movimentos sociais, que se reuniram paralelamente à Cúpula dos Povos, firmou um princípio que deveria ser norteador da Rio+20: “fazer do necessário o suficiente, e viver mais simplesmente, para que simplesmente todos possam viver”.
Cuidemos do nosso planeta – nosso lar -, para que tenhamos mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário