Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A fé

A fé é uma palavra tão pequena, mas que representa uma grandiosidade. O próprio Jesus nos fala que “se tiverdes uma fé comparável a um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Mova-te daqui para acolá, e ele há de mudar-se’. E nada vos será impossível” (Mt 17,20).
O recente lançamento do livro YOUCAT, o Catecismo da Igreja Católica explicado para os jovens, no número 21 fala da fé como conhecimento e confiança. Ela tem sete características:
· A fé é uma pura dádiva de Deus, que nós obtemos se intensamente a pedirmos.
· A fé é a força sobrenatural de que necessariamente precisamos para alcançar a salvação.
· A fé requer a vontade livre e a lucidez do ser humano quando ele se abandona ao convite divino.
· A fé é absolutamente segura porque Jesus o garante.
· A fé é incompleta enquanto não se tornar operante no amor.
· A fé cresce na medida em que escutamos cada vez melhor a Palavra de Deus e permanecemos com Ele, na oração, em vivo intercâmbio.
· A fé permite-nos já a experiência do alegre antegozo do Céu.
Crer significa deixar-se conduzir por Deus, confiar Nele, entregar-se, com confiança, em suas mãos. Ou, como dizia o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein: “Crer num Deus significa compreender que não bastam os fatos do mundo. Crer num Deus significa que a vida tem um sentido.”.
A fé exige fazermos uma experiência de fé. Nosso Papa Bento XVI nos lembra de que “é importante aquilo que cremos, mas mais importante ainda é Aquele em quem cremos”.
A fé nos faz caminhar em direção ao infinito, construindo no aqui e agora a nossa história, como Abraão, o Pai da fé, que caminhou, mesmo não vendo tão claro. Esperou, mesmo contra toda desesperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário