Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As colunas da Igreja


Mês de junho é o mês em que comemoramos muitos santos populares, como João Batista, Antônio, Luiz Gonzaga, Pedro e Paulo. No Brasil inteiro são realizados os festejos juninos, em honra aos mesmos. No Norte e no Nordeste, a Semana de São João equivale à nossa Semana Farroupilha, com suas festas, danças, culinárias e tradições.
O que não podemos perder, porém, é a motivação que originaram estes festejos, ou seja, não podemos perder de vista o que estes homens de Deus e da Igreja representaram.
Esta semana – mais especificamente neste dia vinte e nove – comemoramos São Pedro e São Paulo. Pedro, desde o início, foi o líder de todos os apóstolos. Não é por acaso que, em todas as listas dos Doze Apóstolos, descritas pelos evangelistas, ele aparece sempre em primeiro lugar, para mostrar à Igreja Apostólica de sua primazia e liderança. Morreu crucificado em Roma de cabeça para baixo, a seu pedido, em sinal de humildade. Para os católicos, Pedro foi o primeiro papa.
Hoje em Roma existe uma grande Basílica de São Pedro do Vaticano, no local onde se deu o martírio do Apóstolo que é também o padroeiro dos pescadores.
Paulo era perseguidor dos cristãos e no caminho de Damasco ouviu uma voz: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” E a partir daí mudou de vida e de nome, para mostrar sua mudança radical de vida. Escreveu catorze cartas, hoje inseridas na Sagrada Escritura do Novo Testamento. Dizia: “Pela graça de Deus, sou o que sou, mas a graça dele em mim não ficou estéril”.
Em Roma existe uma Basílica de São Paulo, chamada de “São Paulo Fora dos Muros”, porque foi construída fora dos muros da antiga Roma, local onde ele foi decapitado.
Ambos, Pedro e Paulo, morreram mártires no ano de 67. Ambos continuam sendo exemplos para nós, de serviço, amor a Cristo e à Igreja, dedicação e missionariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário