Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Semana Santa

Semana Santa
            Com o Domingo de Ramos e da Paixão terminam os quarenta dias da quaresma e inicia a Semana Santa. Na fé cristã e na tradição popular é uma semana que deve ser vivida com intensidade e devoção. Ela é chama da “santa” porque concentra os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como a entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos), a ceia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio (Quinta-feira), a prisão, condenação, morte e sepultamento (Sexta-feira), a Vigília (Sábado) e a Ressurreição (Domingo). É uma Semana Santa porque celebra Jesus que se entrega, livremente, para anunciar até o fim a Boa Nova da Salvação.
            Na tradição popular é uma semana de muitas recordações, e para os cristãos que assumem e vivem sua fé, de muita participação e oração. Não é uma semana para mudar hábitos alimentares, passear, viajar, embora isso também faça parte e até podemos fazer. O que não podemos esquecer é o foco, isto é, o porquê desta semana ser santa: Jesus Cristo. Sem Ele será uma semana comum, igual às outras. Com Ele, iremos santificar e tornar esta semana realmente santa para nossas vidas.
            Somos convidados a acolher Jesus Cristo como nosso Rei no Domingo de Ramos, aclamando-O como o “bendito o que vem em nome do Senhor”, numa caminhada pública de fé e de esperança, com ramos, flores, palmas, todos sinais de vitória.
            Somos convidados a celebrar o Tríduo Pascal, onde vamos agradecer o presente da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento Novo, o mandamento do amor. Vamos com Cristo celebrar seu sofrimento e sua entrega na Cruz para nossa salvação, onde queremos pedir o perdão de nossos pecados. Vamos fazer a renovação das promessas do nosso Batismo, no compromisso de fidelidade à Aliança que Deus fez conosco e que Cristo selou com seu sangue derramado na cruz.
            A semana será santa se nós a santificarmos. Aqui vai depender só de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário