Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tempo, planejamento e objetivos

   Tempo é questão de preferência, diz um velho ditado. De valores, digo eu. Quando a gente gosta, nada é difícil. Quando a gente não gosta ou não descobre a importância de alguma coisa, toda desculpa serve.
            Na vida é assim. No trabalho é assim. Nos estudos é lazer é assim. Na vida precisamos ter planejamentos, ter objetivos claros, saber o que se quer. O poeta e pensador Sêneca, na Antiga Roma, já dizia: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, isto é, para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve.
            Para os adolescentes e jovens fala-se muito em ter um objetivo de vida, metas, um sentido para a vida. Todos nós precisamos de motivações e de sonhos. Utopias. Ter no horizonte algo a buscar, a conquistar.
            Muito se fala hoje que não se tem tempo. Lembro o que me disse alguém certa feita: “Tempo é que nem dinheiro: a gente gasta naquilo que gosta!” Quando “gostamos”, temos todas as motivações e nada é difícil. Quando “não gostamos”, todas as desculpas são válidas.
            É preciso ter disciplina na vida. A falta de disciplina é outro inimigo nosso. Para isso o Eclesiastes já nos dizia “existe um tempo para cada coisa”. E um padre velhinho que eu conheci dizia: “1º o necessário, 2º o útil, 3º o agradável. Se começarmos pelo necessário sempre sobrará tempo para o agradável. Mas se fizermos o contrário nunca encontraremos tempo para o necessário”.
            É preciso estabelecer uma rotina em nossa vida. Isto é o planejamento. Saber quem somos, o que queremos, onde queremos chegar e como vamos chegar.
            Caminhar é preciso. Porém, não sozinhos. Por isso a importância da comunidade, do grupo, da família. Do sair do isolamento, da solidão, do egoísmo. Cristo ressuscitado se manifesta é na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário