Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Hora da Prece, a Ave Maria

  É um costume antigo, que vem desde Portugal e foi adotado no Brasil e em muitos outros lugares do mundo, que às seis horas da tarde é a hora da Ave Maria. Isso porque representava o fim de um dia de trabalho. Numa época distante, onde ninguém ou poucos tinham relógios, o sino das igrejas é que batiam as horas do dia. O final da jornada coincidia com as 18 horas, e para marcar o fim dos trabalhos, todos se reuniam e rezavam a oração da Ave Maria. Escravos, senhores, mulheres, homens, crianças, era a hora do terço em família, a hora da volta pra casa. Além de ser um momento mágico do dia, porque nem é mais dia nem ainda é noite. É a hora do mistério, o mistério que foi a encarnação de Jesus no seio imaculado de Maria. É a “Hora do Ângelus”, a hora em que o Anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador.
            Nas emissoras de rádio tocava a Ave Maria e se fazia a oração. Em Dom Pedrito, quando entrou no ar a Rádio Ponche Verde, hoje Sulina, não foi diferente. E no dia trinta de abril de 1952, entrava no ar a primeira audição, levada ao ar pelo Padre Antônio Paul, que deixou registrado no Livro Tombo da Paróquia: “Com a instalação da estação de Rádio Ponche Verde nesta cidade foi-nos dada mais uma oportunidade de difusão religiosa. No dia 30 de abril foi inaugurada a Hora da Ave Maria. Todos os dias o reverendo Pe. Vigário fala pelas ondas do Rádio aos seus fiéis sobre um tema religioso.”
            Em Bagé, na Rádio Cultura, já existia A Hora do Pensamento Social e Religioso, criada e levada ao ar todos os dias pelo capuchinho Frei Mário Ernesto Barp, mais tarde Capelão Militar de grande atuação em toda região. Pelo que se vê, este dois programas são os mais antigos da radiofonia da região, ambos no ar deste a sua fundação.
            Com certeza, se Cristo viesse hoje ao mundo usaria um microfone e faria uso dos meios de comunicação social. Obrigado, Rádio Que Deus abençoe a todos e a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário