Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Páscoa hoje e todos os dias

            “Este é o dia que o Senhor fez para nós”! Assim se reza no Domingo de Páscoa na liturgia cristã. Para mostrar que a Páscoa é o dia dos dias, o dia que dá sentido a todos os outros dias...
            A Páscoa vai acontecer na medida em que nós não nos conformarmos com os sinais de morte e construirmos sinais de vida, de ressurreição. Todos os dias. Páscoa é não ignorar, fugir e se alienar dos problemas do dia-a-dia. Páscoa é comunicar-se, e não fechar-se. É buscar a Deus que está em tudo e me todos. Tudo está envolvido em Deus. Seu olhar de amor marca toda a obra da Criação. Em tudo há um sentido, um brilho e uma semente de eternidade.
            Ressuscitar é experimentar, acolher e viver a presença de Deus no cotidiano. Viver a ressurreição de Jesus hoje é deixar-se expandir e transbordar tudo o que é vida dentro de nós. Onde há rancor, tecer o perdão. Onde há angústia, construir serenidade. Onde há medo, fazer brotar a coragem. Onde há alienação, fazer crescer a consciência. Onde há indiferença, fazer brilhar a sensibilidade. Onde há consumismo, fazer nascer a simplicidade. Onde há insegurança, afirmar nossas poucas e preciosas certezas. Onde há solidão, fazer acontecer a solidariedade. Assim, contaminar de luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.
            Nascemos para a felicidade, para ela fomos criados. O nosso Deus revela-se um poeta inspirado ao criar o Universo, e Pai amoroso ao colocar nele o homem e a mulher. Ele envia seu Filho a nós, para que a sua alegria habite o nosso coração e, assim, a nossa alegria se faça completa.
            Minha Páscoa, nossa Páscoa não pode ser reduzida a um ovo de chocolate (ainda por cima oco!). Ela se realiza quando o túmulo fica no passado, esquecido e abandonado. Quando o túmulo fica em minha história como o casulo fica na história de uma borboleta, uma fase, um tempo duro e difícil que passou, foi vencido e superado.
            Rompida a casca, a terra, a pedra, temos diante de nós os desafios da vida. Páscoa é construir caminhando e caminhar construindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário