Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

sábado, 24 de março de 2012

Saúde e salvação

Saúde e salvação, em muitas línguas, são ditas com a mesma palavra. Significa integridade física e espiritual, bem-estar, paz. A isto contrasta a dor, o sofrimento, o mal, a morte.
Na saúde e na doença, o ser humano busca o sentido maior de sua existência. O sofrimento foi e continua sendo de difícil compreensão e aceitação. Para muitos povos, a doença é consequência de transgressões do ser humano, de forças demoníacas e de outras entidades intermediárias. Assim, é frequente o recurso à religião e à magia em vista de encontrar um sentido para a vida, superar a doença e garantir a saúde.
A Bíblia fala do mal e do sofrimento, mas não os atribui a Deus, e sim à consequência do pecado, da ação humana contrária ao Criador. Eliminando esta causa, pela obediência à Lei divina, se alcançaria novamente a saúde e a salvação. O livro do Eclesiástico, conjunto de ensinamentos para ajudar o povo hebreu a resistir e a manter sua autoestima diante da imposição cultural estrangeira, oferece coleção de ditos sobre saúde e sobre o papel dos médicos e de outros profissionais que buscam conservá-la. É deste livro o verso que se constitui o lema desta Campanha da Fraternidade sobre Saúde Pública – que a saúde se difunda sobre a terra -, precedido e seguido de ensinamentos para preservar a saúde e superar a perda de pessoas queridas pela morte, da qual ninguém é isento.
Outro livro significativo do Antigo Testamento sobre o sofrimento é o que relata a experiência de Jó, o justo e inocente que padece. Nele, há um avanço na forma de compreender o sofrimento, sua origem e valor, embora não seja ainda a palavra definitiva, capaz de explicar o mal, o sofrimento, e, sobretudo aquele do inocente. Conforme João Paulo II, “o próprio Deus desaprova os amigos de Jó pelas suas acusações (de que Jó estaria sofrendo por ter cometido pecado) e reconhece que ele não é culpado. O seu sofrimento é de um inocente: deve ser aceito como um mistério, que o homem não está em condições de entender totalmente com a sua inteligência. ... para se perceber a verdadeira resposta ao porquê do sofrimento, devemos voltar nossa atenção para a revelação do amor divino, fonte última do sentido de tudo aquilo que existe. O amor é também a fonte mais rica do sofrimento que, não obstante, permanece sempre um mistério. Cristo introduz-nos no mistério e ajuda-nos a descobrir o porquê do sofrimento, na medida em que nós formos capazes de compreender a sublimidade do amor divino.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário