Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

terça-feira, 13 de março de 2012

O sofrimento

O sofrimento

A Palavra de Deus procura sempre iluminar a nossa vida nas mais diversas situações. E uma situação concreta que aflige o ser humano de todos os tempos é o sofrimento. Por que há no mundo tantas pessoas sofrendo? Ninguém gosta de sofrer, mas o sofrimento existe: injustiças, guerras, calamidades, pobreza, fome, discórdias, doenças…
Quem é o culpado? Seriam os nossos pecados? É um castigo de Deus? Como explicar então os inocentes, o Cristo na cruz? Por que Deus permite essas coisas sem intervir? Por que o justo também sofre e o malvado parece estar em situação melhor? Qual é o sentido do sofrimento e da dor?
A Bíblia até tem um livro para tratar desta questão. É o Livro de Jó. Jó é um homem justo e fiel ao Senhor. Possuía muitos bens e uma família generosa. De repente, viu-se privado de todos os seus bens, perdeu a família e foi atingido por uma doença grave.
Essa triste situação provoca no coração dolorido de Jó sentimentos de amargura e de revolta contra esse Deus incompreensível. Até os amigos insinuam ser castigo de Deus… Jó lamenta sua condição de sofredor, mas confia em Deus, pois tem a certeza de que só em Deus pode encontrar esperança e o sentido para a sua existência.
A experiência de Jó no sofrimento é um modelo para todos os que têm fé. Mesmo amaldiçoando seu próprio nascimento, Jó não amaldiçoa Deus, pelo contrário, reconhece e louva sua sabedoria e suas obras na criação: o abismo de seu sofrimento pessoal não lhe fecha os olhos para a grandeza de Deus.
Diante do sofrimento, ou descobrimos o rosto verdadeiro de Deus, ou fazemos dele um monstro, que nos devora e inferniza a nossa vida…
Não nos esqueçamos: o sofrimento pode ser uma visita de Deus… E quando entendermos isso, tudo fica muito diferente… "Não nascemos para sofrer, mas o sofrimento nos faz crescer..."
O sofrimento continuará sempre sendo um mistério… Jesus não elimina o sofrimento, mas nos ensina a carregá-lo com amor e esperança, para que dê frutos de vida eterna… Jesus nos garante de que Deus nunca nos abandona… Resta-nos confiar em Deus e entregar-nos em seu amor.
Os cristãos não descobriram o caminho para evitar o sofrimento. Sofrem como os outros e, às vezes, até mais do que os outros, mas descobriram que a Cruz de Jesus Cristo é redentora. Carregar a cruz sozinhos é desesperador… Mas unidos a Cristo, todo sofrimento é salvador, inclusive o nosso…
No dia onze celebramos o Dia mundial do enfermo. "Levanta-te e vai, a tua fé te salvou". (Lc 17,19 : Lema de 2012)
Rezemos para que Deus nos dê muita luz para compreender o mistério do sofrimento e muita coragem para carregá-lo com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário