Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VIDAS DOADAS

Estamos encerrando o mês de agosto, que antigamente era chamado o mês do cachorro louco. Coisas do passado, pois hoje temos outras coisas loucas, como “a vaca louca”, “o mundo louco”, etc.
Celebramos, na Igreja Católica, o mês das vocações, refletindo sobre a necessidade de todo batizado e batizada assumir a sua missão dentro e fora da Igreja, seja nas vocações específicas, como o ser padre ou o ser religioso ou religiosa, ou na missão de cristão leigo e leiga, nas diversas funções e serviços.
Lembro que o Papa João Paulo II dizia que o século XXI seria o tempo do protagonismo dos leigos, isto é, uma Igreja não mais clerical, dependente do padre ou copiando sua imagem, mas toda ela ministerial, servidora, samaritana, misericordiosa...
A Conferência Episcopal de Puebla, em 1979, dizia que a Igreja deve ser de comunhão e participação, isto é, todos se sentirem responsáveis por ela, assumindo corresponsavelmente a sua caminhada, participando e dando sua contribuição.
É bom lembrar sempre que a Igreja somos nós. Não é um prédio, não é uma instituição, não é um grupo de privilegiados ou iluminados. Precisamos cada vez mais exercer nossa cidadania eclesial, em comunhão e participando. “Se a gente não se une, Deus não salva”, escreveu alguém numa de nossas comunidades, e deixou registrada a frase em um cartaz bem simples, mas de profundo significado.
Hoje, ao encerrar este mês vocacional, quero agradecer a Deus por todos e todas as pessoas que, por força de seu batismo, assumem sua missão nas mais diversas atividades: diretorias, conselhos, ministros, pastorais, serviços, liturgia, catequese, movimentos e associações. A riqueza de uma Paróquia são suas lideranças e a doação de seus membros. Que Deus abençoe a todos e a todas pelas suas vidas doadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário