Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

sábado, 10 de setembro de 2011

Gente Pequena

Há um provérbio africano que diz: “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da terra”. Lembro deste ditado nestes dias em que estamos trabalhando o tema da vida no planeta terra e do que podemos fazer para preservá-lo.

Ouço muito por aí que “não adianta fazer nada”, “uns cuidam, outros destroem”, “alguns reciclam, mas outros jogam o lixo em qualquer canto”, e por aí se vão as desculpas, algumas com procedência, mas não convincentes e que impeçam nossa ação transformadora..

É preciso acreditar na força da educação e da conscientização. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. É preciso insistir, repetir, mudar a mentalidade e as atitudes. E não precisamos, necessariamente, de grandes ações.

Pelo último Censo, descobrimos que Dom Pedrito tem o total de treze mil domicílios. Quanto lixo por dia se produz em cada casa? E se começássemos a fazer a separação do lixo doméstico? Por exemplo, termos em casa duas lixeiras: uma para o lixo seco, que vai para ser recolhido, e outra para o lixo orgânico, que poderíamos colocar no nosso pátio, para se decompor e virar adubo para a horta e as plantas do jardim. Só aí – com a erva que tiramos da cuia, as cascas de frutas e sobras de legumes e verduras – teríamos no mínimo um quilo. Seriam treze mil quilos a menos de lixo na rua ou no lixão por dia e adubo de boa qualidade em nossas casas. E nos motivaria a termos uma pequena hora e ou jardim.

É apenas um exemplo de algo bem pequeno que todos podem fazer. Depende só de a gente se acostumar (de educação, de mudança de atitudes). São coisas pequenas, mas que feitas por muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, farão a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário