Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A festa de São Domingos

Três Vendas é uma das regiões mais bonitas e tradicionais de Dom Pedrito. Faz divisa com a República Oriental do Uruguai, divisor de águas e por muito tempo a porta de entrada para nossa cidade para quem vinha de Montevidéu ou de Livramento.

Na década de 1930, ali foi construída uma magnífica capela, dedicada a São Domingos Gusmão, um santo espanhol muito estimado, missionário, grande pregador, nascido em 1170 e falecido em 1221, com 51 anos de idade, fundador da Congregação dos Pregadores, conhecida como a Ordem Dominicana. São Domingos é contemporâneo de outro grande santo, São Francisco de Assis. Ambos deixaram no mundo um sinal indelével. Foi um apóstolo do rosário e missionário incansável em defesa da fé entre o povo.

Sua data é celebrada no dia 8 de agosto. Mas a sua festa, nas Três Vendas, é celebrada sempre na segunda quinzena de janeiro, por causa do tempo mais favorável, festa que já se tornou uma tradição, virando até tema de uma música, composição de José Amilcar Ferreira e música de Júnior Rodrigues.

“Vem gente de todo lado, brasileiro e paisanos, prá esta festa macanuda que acontece há muitos anos: segue o por do sol e vai, que se perder não tem risco, é adiante do Ponche Verde, passando pelo Obelisco.”

É tradição que São Domingos atende ao pedido dos lavoureiros e dos criadores: se faz seca, reza prá São Domingos que a chuva vem, que boa colheita se fará e que a criação bonita se criará.

Faz parte da festa a missa bem preparada e celebrada, seguida de uma procissão onde, carregando o andor e o estandarte do santo, todos seguem rumo à bonita e acolhedora floresta de eucaliptos, que nos convida para o encontro, a conversa amiga, o churrasco, a confraternização, a música, a dança, os causos e as gostosas gargalhadas: “quem não for vai sentir faca fora da bainha”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário