Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Proteja e valorize a família


..........Certa vez, numa viagem à Capital do Estado, ao embarcar no ônibus ia à minha frente um casal, com uma criança de uns cinco anos. Ao dar a partida, vi o menino fazer o sinal da cruz e rezar. Não consegui ouvir suas palavras, mas ouvi claramente o “Amém”. Perguntei-lhe: “onde você aprendeu a rezar?” O pequeno, irradiando saúde e confiança: “Em casa”.
..........A família é o santuário da vida. Os pais são os primeiros catequistas. É bom lembrar isto nesta segunda semana de agosto, quando celebramos a Semana da Família. Esse ano o tema é: “Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado”, e o lema: “Proteja e valorize a família”.
..........Bem disse Bento XVI em Aparecida: “A família é insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação dos filhos”. E no discurso de inauguração da Conferência de Aparecida, o Papa alemão proclamou solenemente: “A família, patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos”.
..........Por que a família se chama “Igreja Doméstica”? Em Aparecida (maio de 2007), os bispos do continente explicam: Agradecemos a Cristo que nos revela que “Deus é amor” e vive em si mesmo um mistério pessoal de amor e, optando por viver em família em meio a nós, a eleva à dignidade de “Igreja Doméstica”.
..........Foi neste contexto que João Paulo II sugeriu que nos mistérios luminosos do terço, o segundo mistério contemplasse como Jesus se revelou a si mesmo no casamento de Caná da Galiléia. Fez ali, a pedido da Mãe, seu primeiro milagre. O apóstolo João observa: “Em Caná da Galiléia Jesus fez este primeiro sinal, manifestou sua glória e os discípulos creram nele” (Jo 2, 11-14).
..........É ainda Bento XVI que descreve a família no mundo atual, enquanto ora por ela: “Ficai em nossas famílias, iluminai-as em suas dúvidas, sustentai-as em suas dificuldades, consolai-as em seus sofrimentos e na fadiga de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza”.
..........No subsídio distribuído pela Pastoral Familiar do Rio Grande do Sul, três reflexões são feitas para todos nós:
...............§ Família, fundamento de amor;
...............§ Família que reza unida, permanece unida;
...............§ Segure a mão de seu filho.Deus ama nossas famílias, apesar de tantas feridas e divisões. Deus proteja e abençoe nossas famílias. Saibamos também nós protegê-las e valorizá-las.



>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário