Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Diocese de Uruguaiana:99 anos

..........A Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, nos seus 150 anosde existência, pertenceu a três dioceses: de 1859 a 1910:diocese de Porto Alegre; de 1910 a 1960: diocese deUruguaiana; de 1960 até hoje à diocese de Bagé. N o dia 15 de agosto de 1910, o Papa Pio X, com a Bula"Praedescessorum Nostrorum", criou a Arquidiocese de portoAlegre e as Dioceses sufragâneas de Pelotas, Santa Maria eUruguaiana, na festa da Assunção de Nossa Senhora. Oterritório da Diocese de Uruguaiana foi constituído pelasseguintes Paróquias: Uruguaiana, Quaraí, Itaqui, São Borja,Alegrete, Santiago do Boqueirão, São Francisco de Assis,Santana do Livramento, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Passo doRosário, Dom Pedrito e as Colônias Ijuí, Guarani e Serro Azul. O primeiro bispo de Uruguaiana foi o nordestino D. HermetoJosé Pinheiro, que várias vezes visitou esta Paróquia, sendo aprimeira em novembro de 1912. A segunda visita que temosregistro foi entre os dias 21 e 26 de março, quando realizou207 crismas. A terceira foi entre 14 e 18 de março de 1919,com 378 crismas. A quarta visita pastoral foi entre os dias 3e 9 de outubro de 1924, com 557 crismas. A quinta visitaocorreu entre os dias 2 a 7 de março de 1928, quando realizou555 confirmações. A sexta visita pastoral aconteceu em 1931, onde ele deixaregistrado o seguinte: "No dia cinco de maio de mil novecentose trinta e um, tendo como secretário o diácono Adolpho Gallas,chegamos a esta cidade de Dom Pedrito em visita pastoral.Fomos recebidos festivamente. Neste mesmo dia fizemos entradasolene na Matriz, conforme o cerimonial litúrgico; depois debreve saudação ao povo e declaração dos fins da visita,anunciamos a abertura desta. Demoramos na cidade até o dia 13,seguindo então para S. Sebastião. Encontramos a Matrizremodelada e espaçosa, e feita com gosto, apesar da exiguidadedos recursos empregados. Fizemos a bênção da igreja, que tempor titular Nossa Senhora do Patrocínio. A Matriz possui asalfaias necessárias ao culto. Mandamos que o sacrário sejaforrado de seda branca por dentro ou dourado e que a capelabatismal, depois de feito o piso de mosaico da igreja, sejadesta isolado por um gradil. Louvamos os esforços do Rvmo. P.Cláudio Braconnay e os da Comissão de senhores e senhoras paraa construção da igreja Matriz. Notamos mais animada a vidareligiosa do povo.
Durante a visita houve na Matriz 683confirmações; 200 confissões; 535 comunhões; 3 casamentoslegitimados e 8 instruções. Ao encerrar este termo, pedimoshumildemente a Deus Pai, Filho e Espírito Santo favoreça oshabitantes desta paróquia com abundância de graças. DomPedrito, 12 de maio de 1931." A sétima vista pastoral aconteceu em 1935, entre os dias 13 e19 de março, com 624 crismas.
Pela oitava vez esteve aqui em1938, em outubro, entre os dias 7 e 11, quando realizou 827crismas. E sua última visita, a nona, foi em 1941, entre osdias 21 e 27 de agosto, com 833 confirmações. Dom HermetoJosé Pinheiro morre no dia 3 de novembro de 1941, e ésepultado na cripta da Catedral de Uruguaiana. Como se vê, apesar das dificuldades de distância e locomoção,Dom Hermeto foi um bispo sempre presente nas Paróquias de suaDiocese, como bom pastor que vai ao encontro de suas ovelhas.
>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário