Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

terça-feira, 21 de julho de 2009

São Cristóvão






......São Cristóvão é do terceiro século. Foi martirizado por volta do não 250. É um santo muito venerado em toda a parte, em todos os países da Europa e também no Brasil. Existem muitas igrejas e paróquias dedicadas a este santo. Não obstante esta popularidade, que acompanha a figura de São Cristóvão, bem pouco se sabe de sua vida.
............O que se sabe com certeza é que Cristóvão foi um homem de estatura extraordinariamente alta, de uma força hercúlea. Uma vez convertido à religião de Cristo, se fez apóstolo de Cristo na Lícia, onde, sob o governo do imperador Décio sofreu o martírio por causa de sua fé. De certo modo, historicamente, é isso que se sabe.
............O restante é tradição, é estória. Mas estória muito edificante, que vale a pena ser conhecida e divulgada.
Recebeu o nome de Cristóvão depois de sua conversão. E Cristóvão quer dizer carregador, o portador de Cristo, aquele que transporta Cristo.
............Era uma pessoa de muita força física, um verdadeiro Golias. Guerreiro por natureza e profissão, era temido por todos e a fama que a seu respeito se espalhara era de ser ele um indivíduo indomável e invencível. Sua presença era garantia de vitória para o exército de que se tivesse feito soldado. Todos queriam tê-lo no seu lado, no seu exército. Por sua vez, cansado de servir e beneficiar os caprichos, ora de um, ora de outro magnata, pôs-se a caminho em procura do mais poderoso, por todos como tal considerado e temido, de um monarca afinal, de quem o medo fosse coisa desconhecida.
...........Entre todos os governantes, entre todos os guerreiros, por mais corajosos que se mostrassem, não encontrou um que não se acovardasse diante de Satanás, e ao ouvirem pronunciar este nome, todos se dobravam.
............Mas descobriu que diante da Cruz, todos se dobravam. Ninguém, nem Satanás, queria se encontrar com o sinal da salvação. Vendo isto, Cristóvão não se conteve, e sem mais nem menos, se demitiu e foi à procura do rei em cujas armas figurasse o sinal da cruz.
A um eremita se dirigiu, e este lhe deu o conselho de se entregar a Jesus Cristo. – “De que maneira hei de servir a esse Senhor?”, perguntou ao eremita. A resposta foi: - “Jejuando, rezando e meditando!” O gigante respondeu: - “Jejuar não aguento, para rezar e meditar não tenho jeito.” – “Pois bem, replicou o eremita, pratica então o bem, pratica a justiça, ajude aos pobres, aos mais necessitados. Veja, aqui perto passa o rio. Não há ponte e muita gente morre afogada quando tentam atravessar a água que é funda. Oferece os teus serviços a essa pobre gente; leve as pessoas, transportando-as para o outro lado. Terás as orações dos beneficiados e a bênção de Deus em paga do teu trabalho!”
.............Cristóvão imediatamente depôs as armas e entrou no serviço da caridade, atendendo os viajantes, quer de dia, quer de noite.
............Aconteceu que certa noite ouvisse a voz de um menino chamando. Era uma linda criança a pedir-lhe o favor de a transportar para o outro lado do rio. Sem mais demora, o gigante ajeitou o menino sobre os ombros e entrou com ele na água. Dados alguns passos, o carregador com espanto via o rio crescendo assustadoramente, e não só isso: o menino, que seus ombros sustentavam, e que a princípio parecia leve como uma pena, tornou-se-lhe pesado; tão pesado que a muito custo conseguiu chegar à outra banda do rio.
............Todo assustado, perguntou ao menino: - “Que coisa é essa? Parecia-me carregar o peso do mundo inteiro!” Sorridente, o menino lhe respondeu: - “Muito mais que o mundo inteiro! Tu carregaste não o mundo, mas o Criador do mundo, o Criador do céu e da terra. .............Fizeste uma obra de misericórdia e misericórdia achaste. Teus pecados te são perdoados. Doravante serás meu apóstolo. E teu nome será Cristóvão, que significa: aquele que carrega Cristo!”
.............Por causa de sua fé, Cristóvão recebeu, como muitos outros cristãos, uma enorme perseguição. Como permanecesse firme na fé e na prática da justiça e na busca da verdade, foi torturado barbaramente, até que foi decapitado. Foi mais um que deu sua vida por causa de sua fé!
.............São Cristóvão é para nós o exemplo de alguém que serviu totalmente aos outros, porque via neles o próximo, o irmão que precisava de ajuda. Porque via no outro a imagem de Cristo. É exemplo para nos de alguém que praticou a justiça, a caridade e que sempre buscou a verdade, até encontrá-la no serviço aos outros. São Cristóvão é considerado o padroeiro dos motoristas porque estes também têm a missão de carregarem, em seus carros, pessoas, irmãos e irmãs nossos, que merecem respeito, que têm dignidade, que são imagem e semelhança de Deus. Que cada motorista, espelhado no exemplo de seu padroeiro, seja um portador de Cristo. Que cada motorista seja o exemplo de pessoa que busca a verdade, que pratica a justiça, que se deixe guiar pela graça e pela força do Espírito de Deus.




>>>>>>>>>>>>>>

2 comentários:

  1. Parte da história eu não conhecia.
    Muito digna sua iniciativa.
    Lindo texto, para refletir mesmo.
    Obrigada.
    Isto só faz bem.
    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso!
    Tens minha sincera admiração como jornalista (aspirante!).
    Muita paz!
    Forte abraço.
    Renata (filha da Beatriz) :)

    ResponderExcluir