Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ecologia e Missão


............Encerrou no sábado, dia 25 de julho, o 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, em Porto Velho, Rondônia, no pé da Amazônia.
............O tema discutido foi a ecologia e a missão. Tudo a ver com a região Amazônica, mas também tudo a ver com a nossa realidade atual, de mudanças climáticas tão profundas e dentro dos compromissos assumidos na Conferência de Aparecida, onde se pede aos cristãos assumirem o seu ser cristão como uma postura de discípulos-missionários, sendo testemunhas vivas do Evangelho de Jesus Cristo.
............Foram 3.010 delegados, aos quais se somaram convidados, equipes de serviço, imprensa e famílias que acolheram os participantes, ultrapassando cinco mil pessoas envolvidas neste Intereclesial. Dos delegados de quase todas as 272 dioceses do Brasil, 2.174 são leigos, sendo 1.234 mulheres e 940 homens; 197 religiosas, 41 religiosos irmãos, 331 presbíteros e 56 bispos, dentre os quais um da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, além de pastores, pastoras e fiéis dessa Igreja, da Igreja Metodista, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Igreja Unida de Cristo do Japão. O caráter pluriétnico, pluricultural e plurilinguístico da Assembléia encontra-se espelhado no rosto das 38 nações indígenas ali presentes e no de irmãos e irmãs de nove países da América Latina e do Caribe, de cinco da Europa, de um da África, de outro da Ásia e da América do Norte. Ressalte-se a presença marcante da juventude de todo o Brasil por meio de suas várias organizações.
............As Comunidades Eclesiais nos trazem o grito de que nossas Igrejas também devem ser Ecológicas. Leonardo Boff, um dos assessores, alertava para que a partir de agora o “E” da sigla CEBs deve ser não só Eclesial, mas também Ecológica, ou seja, Comunidades Eclesiais e Ecológicas de Base.
............Na meditação sobre o Evangelho da multiplicação dos pães, podemos tirar três conclusões para nossa prática cristã e cidadã:
...............1 – Organização: Jesus não realiza um simples assistencialismo para saciar a fome da multidão. Pede aos seus discípulos-missionários, os apóstolos, que façam o povo se sentar, “em grupos de cinqüenta e cem”.
...............2 – Partilha: diante da fome, nossa tentação é mandar o povo embora, que se virem. É o “cada um por si e Deus por todos”. Jesus tem outra preocupação: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. E a partir do que se tem, realiza-se a partilha, a solidariedade. E o Evangelho nos ensina que, sempre que se reparte, não falta, mas sobra. Por isso, as primeiras comunidades nos ensinam que quem participa de uma comunidade, não passa necessidades.
...............3 – Evitar o desperdício: Jesus manda recolher o que sobrou, para que nada se perca. Hoje, em nossa sociedade, se fala muito em reduzir o consumo, reutilizar antes de jogar fora e reciclar. Colocando em prática a regra dos 3 Rs com certeza estaremos colaborando na missão de salvar o planeta.

............Como vemos, ecologia tem tudo a ver com a missão... Ou melhor, ecologia faz parte da missão.



>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário