Este espaço contém reflexões que gerem esperança. Humanizar relações
e o cuidado com a vida são coisas de que o mundo precisa...
Boa leitura!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Advento é preparação, não celebração antecipada

Estamos no advento. Preparando o natal. Ainda não é o natal, mas já é a sua preparação. Sabemos que tudo que é bem preparado, é bem celebrado. Assim é com a vida, com as festas, com os negócios, com os eventos, com as lavouras e criações.
Na pressa da sociedade, que quer tudo prá ontem, acaba-se colocando a carreta na frente dos bois, festejando antes do acontecido. Na expressão da nossa gurizada: “comendo a merenda antes do recreio”. E assim perde-se o sentido que cada coisa. Advento é espera, preparação, criar um clima favorável. É como se fosse o pré-natal de uma gestante. Importante e necessário, mas ainda não o nascimento.
Este ano de 2011, o advento é o mais longo que possa existir. Como o dia de natal vai cair num domingo, serão exatamente quatros semanas (28 dias) de preparação. Cada semana, um tema, um convite.
A primeira semana nos remete ao tema da vigilância. Advento é tempo da espera vigilante do Senhor. O verdadeiro discípulo deve estar sempre "vigilante".
Vigiar significa não esquecer que toda a vida cristã é uma caminhada rumo ao encontro final com Cristo Salvador e Juiz.
Vigiar é a atitude de quem se sente responsável pela "casa" de Deus, proteger a Comunidade de invasões estranhas.
Vigiar significa viver sempre empenhado e comprometido na construção de um mundo de vida, de amor e de paz.
Vigiar significa cumprir os compromissos assumidos no dia do batismo e ser um sinal vivo do amor e da bondade de Deus no mundo.
Vigiar significa cumprir a Missão recebida: dar testemunho de Jesus e do seu evangelho.
Vigiar significa não viver como se a vida se reduzisse à duração terrena, mas viver sempre na expectativa da revelação plena do Senhorio de Jesus.
"Nesse Natal, Cristo pede um lugar em nossa casa". Será que ele pode contar com um lugar em nosso coração? Estamos dispostos a remover tudo o que rouba espaço para Ele, e impede nosso caminho para Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário